O Projeto

O Projeto Plantando e Aprendendo possui uma abordagem pedagógica sócia-ambiental. Seu Objetivo é estimular a consciência crítica de forma que os acolhidos encontrem na educação ambiental, no esporte e na interação social as bases para a transformação de sua própria história e de seu entorno, desenvolvendo o cuidado, o respeito e o sentimento de pertencimento pelo local e ambiente em que vivem.

O projeto possui as seguintes abordagens:

  • Atividades de Plantio e Cultivo;
  • Oficinas pedagógicas de Educação Social e Ambiental;
  • Formação de educadores na área da educação ambiental e esporte;
  • Atividades esportivas;
  • Jogos e brincadeiras de lazer;
  • Saídas culturais
  • Explorar novos hábitos e conhecimentos voltados à educação ambiental de maneira crítica, holística e humanista.
  • Resignificar o espaço do acolhimento.
  • Promover a alimentação saudável dos acolhidos; assim como, criar condições adequadas para seu desenvolvimento, estimulando novos hábitos e aprendizados.
  • Explorar habilidades esportivas e promover espaços de lazer e interação social;
  • Replicar conceitos da educação ambiental e esportiva para os educadores sociais;
  • Promover o resgate da auto-estima, através do desenvolvimento individual e social dos acolhidos;

Histórico

Observa-se a importância de oferecer aos acolhidos, oficinas que estimulem o raciocínio lógico, a leitura e o aprendizado de maneira lúdica. Inicialmente o projeto tinha o nome de Aprendendo Diferente e foi financiado pelo FUMDECA.

Surge a necessidade de incluir atividades voltadas à educação ambiental no Projeto.

Com o apoio de estagiários, as atividades do Projeto se ampliam e as atividades de horta se intensificam.

O Projeto passa a se chamar Plantando e Aprendendo, contando com atividades da horta e educadores responsáveis por desenvolver esta ação.

O projeto amplia suas ações, ganhando um viés de geração de renda e profissionalização, na comercialização dos produtos cultivados, além de expandir as vivências dos acolhidos, através de saídas culturais e apropriação da cidade em que vivem;

Resultados

  • Maior interesse por novos aprendizados;
  • Melhoria na convivência e nas relações interpessoais,
  • Um ambiente mais limpo e harmonioso;
  • Maior consciência sobre a conservação do meio ambiente;
  • Diminuição de resíduos e um despertar para coleta seletiva;
  • Melhores hábitos de alimentação e higiene
  • Explorar novos hábitos e conhecimentos voltados à educação ambiental de maneira crítica, holística e humanista.
  • Maior estimulo e gosto pelo conhecimento e por atividades que desenvolvam habilidades e estimulem potencialidades;
  • Diminuição do tempo ocioso no acolhimento, promovendo integração e consequentemente diminuindo episódios de agressividade e destrutividade;
  • Ampliação do repertório cultural, através de passeios em grupo, visando a apropriação da cidade pelos acolhidos;
  • Uma instituição mais colorida e harmoniosa, através da plantação de flores e de árvores frutíferas em nossos espaços externos e coletivos;
  • Assimilação de 7 estagiários da Esalq, que contribuem com a dinâmica institucional;

Metodologia

1 – Plantar e aprender para a vida – Através da manutenção de uma horta no quintal da instituição, as crianças e adolescentes são estimuladas ao trabalho em equipe, despertando a curiosidade para questões relacionadas à educação ambiental.

Paralelo à horta, ocorrem ainda oficinas lúdicas, com os seguintes temas: uso racional da água, coletiva seletiva, desperdício, ecoformação, qualidade de vida, alimentação saudável e etc. Como uma complementaridade deste trabalho, também são oferecidos passeios e visitações em locais e espaços que favoreçam a educação ambiental de forma que os acolhidos possam ampliar seu repertório cultural e pedagógico.

2 – Plantar e aprender para o trabalho – Nas oficinas e atividades de hortas, também são explorados talentos e potencialidades para o setor de jardinagem, hortaliças e cultivo de plantas.

Há uma produção disponível para venda local, de forma que os adolescentes possam vislumbrar no setor uma oportunidade de profissionalização. Além do consumo que serve como estimulo para uma alimentação saudável, os acolhidos podem vender os produtos excedentes, para que possam experimentar de maneira prática a dinâmica do trabalho.

O trabalho do educador, por mais padronizado que seja, é permeado constantemente por tensões, imprevistos e condutas que demandam um preparo extremamente especializado. O atendimento e o cuidado integral de crianças e adolescentes que, apesar de viverem juntas, devem ser vistas a partir de uma perspectiva única e singular, exige dos profissionais uma coesão, reflexão e alinhamento contínuo de ações.

Plantar e Aprender para uma transformação: Através de uma abordagem lúdico-pedagógica, as atividades de movimento corporal em grupo terão o objetivo de estimular a convivência harmoniosa, exercitar o corpo, explorar as potencialidades, promover o cuidado, a comunicação, o respeito e a autonomia.

Frases dos acolhidos pelo projeto

Acho legal ter as verduras fresquinhas para a gente comer.

L. 16 anos

Gosto de ler livros embaixo do pé de carambola

J. 15 anos