Juntos podemos mudar destinos!

Sabemos que o trabalho voluntário é essencial para a instituição afinal, mesmo se houvesse um quadro ideal de funcionários, é certo que o voluntario pode realizar um trabalho complementar muito bem-vindo. A presença dos voluntários pode ser revitalizante, uma vez que são pessoas da comunidade, de diversas faixas etárias, que contribuem com diferentes oportunidades, experiências e aumentam o repertório de relações e ações entre a comunidade e o serviço de acolhimento.

“Trabalho voluntário não é coisa de gente santa. Não é para quem quer mudar o mundo ou ser bem visto. Trabalho voluntário é para quem quer mudar a si mesmo e está disposto a aprender por meio do contato com novos mundos.  É uma excelente ferramenta de empatia, onde o aprendiz ensina mais que o professor. Voluntariar é transbordar de tanto aprendizado e gratidão, é superar dores e desafios inimagináveis, porque vê na história do outro as bênçãos da própria vida.  A nossa maior ligação é humana, feita de respeito e gentileza. Onde existem voluntários, existe a mistura das cores, das classes, das crenças e de passados.  A curiosidade pelo outro alimenta a nossa alma sedenta por sentimentos reais! Voluntariar é doar amor para curar a dor do outro, e sem saber, descobre que esse é o remédio para curar a nossa própria.  Em todos esses mundos eu encontrei um olhar de gratidão profundo, desses que desconstroem quem achávamos que éramos e faz renascer quem realmente queremos ser nesse mundo!” – Marcia Quintella – Psicóloga

Confira as possibilidades de atividades voluntárias oferecidas pela Casa do Bom Menino:

Durante o ano, a Casa do Bom Menino realiza e participa de diversos eventos, como por exemplo: café cultural, almoço mineiro, festa das nações, festa junina, campanhas de arrecadações gerais e temáticas (como páscoa e natal), jantares, etc. Para cada evento, precisamos da colaboração de voluntários, que desempenham papéis fundamentais para que as ações sejam sucesso. As demandas variam de acordo com cada evento específico, os voluntários desta modalidade colaboram em atividades de bilheteria, recepção de convidados / portaria, arrumação de salões, higienização de louças (e atividades relacionadas a cozinha de um modo geral), reposições de buffets, caixas de vendas de produtos, montagem de barracas, entre muitas outras necessidades.

Caso deseje participar desta modalidade de voluntariado, você pode se candidatar através do e-mail: captacao@cdbm.org.br no campo assunto, escreva “voluntário para eventos”.

Os contatos serão realizados de acordo com o calendário e demandas da instituição para cada evento do ano. Ao se candidatar, seus dados ficarão em nosso banco de dados.

Sócio contribuinte: A Casa do Bom Menino há mais de meio século oferece moradia, proteção integral e condições para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. A instituição atende cerca de 106 acolhidos. Temos compromisso com a educação e formação de cidadãos e cidadãs através da educação para valores, cultivando a convivência a partir de princípios de dignidade e respeito a todos, orientados a uma cultura de paz. Buscamos alcançar o potencial dos acolhidos para a superação de suas historias, possibilitando a construção de novos caminhos e de um projeto de vida. Assim, surge a necessidade de angariar fundos para as despesas operacionais da Casa do Bom Menino. Nesta modalidade, o voluntário torna-se um sócio contribuinte, realizando uma doação financeira mensal, em qualquer valor acima de R$ 20,00, e garante seu direito ao voto em assembleias de eleições de novas chapas.

Caso deseje participar desta modalidade de voluntariado, você pode se voluntariar através do e-mail: cdbm@cdbm.org.br no campo assunto, escreva “sócio contribuinte”.

 

Prestação de serviços: nesta modalidade, encaixam-se os profissionais liberais e os autônomos. São pessoas que disponibilizam uma parte de seu tempo para auxiliar a Casa do Bom Menino em todos os núcleos da entidade, seja no atendimento direto com as crianças e adolescentes, ou administrativos (psicólogos, psiquiatras, dentistas, advogados, contadores, médicos, arquitetos, pintores, pedreiros, etc.)

Caso deseje participar desta modalidade de voluntariado, você pode se voluntariar através do e-mail: cdbm@cdbm.org.br no campo assunto, escreva “prestação de serviços”, com a disponibilidade de horário e o tipo de serviço que gostaria de prestar.

 

Seu cadastro ficará em nosso banco de dados para eventuais contatos de acordo com as demandas da instituição.

Genero alimentício: É necessário entrar em contato com a nutricionista responsável pelo abrigo. A profissional irá apontar as demandas do momento. Todos os alimentos a serem doados devem estar em suas embalagens originais, lacradas e dentro do prazo de validade. Alimentos preparados fora do abrigo não serão aceitos (bolos, doces de festa, maionese e outros).

Caso deseje doar alimentos, você pode entrar em contato através do e-mail: nutricao@cdbm.org.br no campo assunto, escreva “doação de alimentos”. Ou se preferir, pode ligar no telefone 3401-2199 ramal 1

Roupas e/ou calçados: as doações destes itens precisam contemplar o público atendido pelo serviço. Crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos, de ambos os sexos. Atente-se às condições antes de realizar a doação (os itens precisam estar em condições de uso, ou seja, sem furos, rasgos, esgarços ou mofos.). Roupas íntimas usadas não serão aceitas, a não ser que estejam novas (sem nunca terem sido utilizadas).

Caso deseje doar roupas e/ou calçados, você pode entregar de segunda à sexta feira, das 8h às às 17h na Rua Machado de Assis, 593 – Nova América.

Brinquedos: devem estar em bom estado de conservação. Não serão aceitos brinquedos quebrados ou faltando peças.

Caso deseje doar brinquedos, você pode entregar de segunda à sexta feira, das 8h às17h na Rua Machado de Assis, 593 – Nova América.

 

Triagem de doações: precisamos de voluntários que nos auxiliem na triagem das doações que chegam durante a semana.

Caso tenha interesse em colaborar, escreva para o email: captacao@cdbm.org.br

Posso interagir com as crianças e adolescentes em atividades específicas?

Sim, mas antes ter clareza em qual atividade deseja desenvolver e qual  objetivo  deseja alcançar.

É desejado: atividades artísticas, culturais e esportivas que ampliem o universo das crianças e adolescentes.

Caso tenha interesse nesta modalidade, envie sua proposta da ação com as seguintes informações:

  • Nome da Atividade (Contação de História, Campeonato, Roda de Conversa e afins);
  • Objetivo (o que deseja alcançar);
  • Quantidade de voluntários e qual a função de cada membro no planejamento;
  • Sugestão de data e horário;

As atividades serão de acordo com as demandas institucionais.

A quantidade de voluntários vai ser avaliada com base na atividade ofertada, na qual sugerimos no máximo 3 horas de duração.

 

Após avaliação da proposta, entraremos em contato para agendar uma entrevista e apresentar as orientações necessárias e realizar a assinatura do termo de responsabilidade.

 

Você pode se voluntariar através do e-mail: projeto@cdbm.org.br no campo assunto, escreva “Vivência com crianças e adolescentes”.

Casa do Bom Menino 

Rua Machado de Assis, 593 – Nova América – Piracicaba/SP

CEP: 13417-540 | Tel: 19 3401-2199